Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

OS MALES DO CIGARRO



            Sempre se fala dos diversos malefícios causados pelo hábito de fumar. Mas é preciso esclarecer que fumar não prejudica apenas a saúde, afeta também a sua aparência. 
Reuni alguns itens que o ajudarão a refletir sobre o assunto.

 Rugas prematuras
              Preste atenção em duas mulheres da mesma idade: uma fumante e outra não fumante. Quando se é jovem fica mais fácil enganar a si própria, mas depois dos 30 anos as consequências do fumo são assustadoras. Está mais do que comprovado que o fumo acelera o envelhecimento. As rugas e pés-de-galinha aparecem antes da hora e podem facilmente serem vistas até mesmo ao redor dos lábios. 
           O monóxido de carbono dos cigarros é resultado da combustão do fumo e do papel. Quando se traga este monóxido se reduz o oxigênio na corrente sanguínea e, portanto, na pele que fica ressecada. A nicotina provoca liberação de adrenalina que contrai os vasos sanguíneos e o rosto reflete isso perdendo seu saudável tom rosado. 

Os olhos do fumante
               O monóxido de carbono reduz muito a quantidade de oxigênio necessário para nutrir os vasos que irrigam os olhos. Como consequência ficam avermelhados. Além disso a fumaça contém substâncias que congestionam olhos sensíveis, especialmente de quem usa lentes de contato. 

Problemas circulatórios
            Ao liberar adrenalina, contraindo os vasos sanguíneos, a nicotina deixa a circulação mais lenta, reduzindo a quantidade de sangue nas extremidades do corpo: pé, pele, mãos e outros membros.  Com o passar do tempo as artérias do fumante ficam sujeitas a entupimento. Como consequência pode causar gangrena e ser necessário até amputação das partes afetadas. 

A  capacidade física
             Todo o fumante tem sangue de má qualidade e pobre de oxigênio. Para oxigenar os músculos o coração precisa fazer muito mais esforço. O sangue é forçado a percorrer um sistema circulatório apertado e deficiente. Como resultado temos uma pessoa que ofega ao menor esforço, vive tossindo, tem chiado no peito e uma aparência nada radiante. isto se reflete em todos os momentos da sua vida. Não consegue prolongar um exercício e nem manter uma ereção. Para o homem, a impotência sexual é inevitável e para a mulher o desinteresse pelo sexo chega cedo. 

Dentes, dedos e unhas manchadas
            Os dentes de fumantes costumam apresentar manchas amareladas ou castanhas;o espaço entre os dentes ganham tonalidades de cinza escuro. 
                Ao segurar o cigarro próximo á ponta dos dedos as unhas ficam  amareladas, o mesmo acontecendo com a pele entre o indicador e o dedo médio. A causa é o poderoso produto químico chamado "alcatrão" que é um dos componentes do cigarro. 
              Os cremes dentais especiais amenizam temporariamente estes problemas. Entretanto, estes cremes são muito abrasivos e afetam o esmalte e quando se volta a fumar as manchas reaparecem com mais nitidez. 

O mau hálito
              Uma tragada de cigarro contém cerca de 4.700 substâncias químicas. Junto com a saliva e a flora bucal eles criam micro organismos que produzem o mau hálito característico do fumante. A maioria dos fumantes sofre desse mal, mas não percebe porque o fumar interfere também no seu olfato e paladar. Além do mau hálito, a fumaça fica impregnada nos cabelos e roupas. É por essa razão que os fumantes são rejeitados à curta distância. 

A abstinência temporária
               Todo fumante é um dependente e entra em estado de desespero quando o maço acabou. O sinal mais visível da síndrome de abstinência é a tremedeira das mãos que o próprio não percebe. Para evitar esta abstinência, muitos fumantes carregam consigo mais de um maço de cigarros, e isto só faz agravar o vício, tornando-o cada vez mais profundo e perigoso. 

Conclusão final
              Além de todos os males exaustivamente divulgados, fumar causa impotência sexual, câncer e também envelhecimento precoce da pele e de todo o organismo. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário